Reumatismo

O reumatismo é um termo genérico utilizado para definir um grupo de doenças de origem não traumática que atacam as articulações, os músculos, os ligamentos e os tendões. Alguns fatores, como a idade avançada e o histórico familiar, podem aumentar as chances de desenvolvimento do reumatismo, mas as causas dessa doença são multifatoriais e os sintomas variam de acordo com cada caso.

O reumatismo é um grupo extenso de doenças que afeta as articulações e, por isso, é importante saber qual o tipo de reumatismo está causando dor no paciente para indicar o melhor tratamento para eliminação dos incômodos.

Reumatismo

Reumatismo

Ao contrário do que as pessoas pensam, o reumatismo não é uma doença exclusiva das pessoas idosas. A febre reumática, por exemplo, é uma reação autoimune causada por infecções bacterianas e pode atingir indivíduos de qualquer idade.

 

EXEMPLOS DE DOENÇAS REUMÁTICAS

Dentre as principais doenças reumáticas, podemos destacar:

– Artrose: é a degeneração da cartilagem que reveste os ossos e pode ser causada pelo desgaste natural da idade ou por microtraumas repetitivos na articulação. É de caráter progressivo e ainda não possui cura, mas o tratamento é útil para o impedimento de piora da doença e controle dos sintomas;

Ilustração de um joelho saudável e um joelho com cartilagem afetada

Ilustração de um joelho saudável e um joelho com cartilagem afetada pela artrose

– Osteoporose: doença que causa a diminuição da densidade óssea, resultando na maior fragilidade do sistema locomotor. É comum durante a terceira idade e é pouco sintomática (dificultando ainda mais o diagnóstico). Seu desenvolvimento está ligado à perda de cálcio ou à falta de vitamina D no organismo;

Comparação entre osso normal e osso com osteoporose.

Comparação de densidade óssea

– Artrite reumatoide: de acordo com o estudo “Rheumatoid Arthritis: Early diagnosis and treatment outcomes”, essa é uma patologia crônica de caráter inflamatório autoimune onde o sistema imunológico passa a atacar o próprio corpo, podendo gerar deformidade na região atingida;

– Raquitismo: conhecida por deixar os “ossos moles”, o raquitismo é mais frequente durante a infância (pois é a fase de construção do sistema musculoesquelético) e sofre influência da falta de cálcio e vitamina D no organismo;

– Gota: a artrite gotosa é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Os episódios de crise gota são comuns durante a noite e o tratamento deve ter a reeducação alimentar como base, pois o consumo de carne vermelha deve ser diminuído.

Imagem ilustrativa de uma gota no dedão do pé.

Gota no dedão do pé

 

SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas do reumatismo variam de acordo com cada caso, mas, no geral, alguns sinais devem ser considerados para o diagnóstico/tratamento:

– Dor nas articulações;

– Rigidez articular e dificuldade para a movimentação dos membros;

– Inchaço, aumento da temperatura local e vermelhidão;

– Deformidade articular;

– Fraqueza muscular.

 

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Por não ser uma doença especifica, mas sim um grupo de doenças, o tratamento para o reumatismo varia de acordo com cada caso. Para isso, o médico deverá realizar um diagnóstico preciso da articulação dolorida e investigar os motivos dos incômodos.

O diagnóstico leva em consideração o histórico do paciente e a frequência dos sintomas. Também poderão ser solicitados exames de imagem, como o raio-x e a ressonância magnética. No caso da osteoporose, o exame de densitometria óssea poderá indicar a perda óssea. Para o alívio das dores, podem ser adotadas algumas medidas, como:

– Aplicar compressas com gelo;

– Perder peso para diminuir a sobrecarga na articulação;

– Evitar ficar parado numa mesma posição;

– Fazer fisioterapia, para fortalecer a musculatura e aliviar as dores;

– Utilizar palmilhas Pés Sem Dor.

 

PALMILHAS PÉS SEM DOR® PARA REUMATISMO

As articulações acometidas pelo reumatismo ficam sensíveis ao toque e, em alguns casos, há a formação de proeminências. Devido a isso, é importante que as cargas nos pés, tornozelos e joelhos sejam distribuídas de forma proporcional e sem excesso de pressão em alguns pontos.

As palmilhas Pés Sem Dor são fabricadas de acordo com as medidas individuais de cada paciente e levam em consideração os pontos de maior carga durante a pisada. Com isso, elas auxiliam na redistribuição das pressões nos membros inferiores e eliminação das dores.

Imagem ilustrativa das palmilhas ortopédicas Pés Sem Dor

Palmilhas ortopédicas sob medida Pés Sem Dor