Gota
A gota é um tipo de artrite causada pelo aumento de ácido úrico no sangue, e provoca dores na articulação, inchaço, vermelhidão e dificuldade para se locomover. Geralmente, a doença é identificada em exames de raio-X ou quando os sintomas são recorrentes. Já o tratamento é feito após a orientação de um especialista, que poderá indicar medicamentos, acompanhamento nutricional e palmilhas sob medida.
A gota também é conhecida como “Doença dos Reis”, pois, antigamente, era considerada uma condição específica das classes mais ricas da sociedade, que sempre estavam com a mesa farta de alimentos. Hoje, sabemos que a gota se desenvolve principalmente graças ao consumo excessivo de carne vermelha.
De acordo com o estudo “Recent advances in understanding and managing gout”, a articulação do dedão é uma das mais afetadas pela doença, já que 50 a 70% das primeiras crises de gota acontecem no local. Acredita-se que o excesso de carga imposto à articulação seja o principal fator prejudicial.
Para tratar a gota, a pessoa deve controlar a alimentação e usar medicamentos anti-inflamatórios. O acompanhamento médico é imprescindível para evitar a volta das crises. E, caso o tratamento não seja seguido à risca, a articulação acometida pode deformar. Quando a lesão atinge os membros inferiores, é comum que a pessoa com gota tenha dificuldades para caminhar.

Articulação com gota
O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, como resultado da digestão da purina (um tipo de proteína presente em carnes, frutos do mar e alguns legumes). A purina é filtrada pelos rins e eliminada por meio da urina.
Devido ao aumento do consumo de alimentos com essa proteína, ingestão de álcool, falha no funcionamento dos rins ou pouco consumo de água, a taxa de ácido úrico no sangue aumenta. Quando ácido úrico entra em contato com o líquido lubrificante das articulações (líquido sinovial), pode haver a formação de cristais dentro da cavidade articular (espaço existente entre as superfícies articulares), o que causará a inflamação no local, conhecida como gota.
Geralmente, as crises de gota ocorrem em episódios isolados: o indivíduo sente, subitamente, fortes dores em alguma articulação do corpo (podendo estar acompanhada de inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura no local) que tendem a sumir em 1 ou 2 dias sem deixar outros sintomas aparentes. Em alguns casos, o episódio pode voltar a se repetir após meses ou até mesmo anos. Quando não tratado, os episódios se tornam mais recorrentes e o sujeito pode apresentar uma deformação da articulação, com o surgimento de caroços, e a rigidez na movimentação.