Esporão de Calcâneo
De acordo com o estudo “Changes in prevalence of calcaneal spurs in men & women: a random population from a trauma clinic”, o esporão de calcâneo é uma espícula óssea que cresce no principal osso do calcanhar – o calcâneo. Esse osso está localizado perto de um tecido chamado fáscia plantar. Devido ao excesso de carga e grandes impactos na região por um longo período, o corpo reage a estes estímulos depositando cálcio no local, fazendo com que esse fragmento ósseo se desenvolva. Desse modo, ocorre também a tração excessiva da fáscia no osso calcâneo.
Estima-se que uma em cada dez pessoas tem essa patologia, mas somente 5% apresentam sintomas. Isso significa que, na maioria dos casos, o esporão não é a causa da dor e não dói. A dor pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou da inflamação que o esporão causa nos tecidos, como na fáscia, por exemplo.
O termo esporão de calcâneo é muito relacionado com fascite plantar, e muitas vezes aparece como diagnóstico para dor no calcanhar, mas de maneira errada. O diagnóstico de esporão é radiológico e sua presença pode ou não estar relacionada com os sintomas.
Assista o vídeo e entenda tudo sobre esporão de calcâneo: