De acordo com o estudo “Bunionette”, bunionette é uma protuberância na cabeça do quinto metatarso, o osso do pé que está localizado antes do dedinho. É considerado um joanete do quinto dedo do pé e pode tornar-se doloroso caso haja atrito com calçados e excesso de carga na região.
A palavra bunionette quer dizer “pequeno joanete”, mas esse é apenas um dos nomes relacionados a esta deformidade. Denominações como “Joanete do Alfaiate” e “Joanete de Sastre” também podem ser encontradas, mas, independente do nome, a deformidade é a mesma, causada pela pressão repetitiva da borda lateral do calçado sobre o dedo, ou seja, principalmente pelo uso de calçados inadequados para o pé. Se houver o aparecimento de calosidade na base do 5º metatarso, e junto a isso, a pessoa sentir dor na região, realmente pode existir o bunionette, que deve ser cuidado rapidamente.

Local do surgimento do bunionette
CAUSAS
O Bunionette é uma patologia de aparecimento progressivo, que pode tornar-se dolorosa quando há atrito com os calçados. Portanto, a principal causa é o uso de calçados inadequados, em geral, os de bico fino ou de salto. Como é uma patologia progressiva, quanto maior o uso desses tipos de calçados mais a doença vai se desenvolver. Existem outros fatores que podem influenciar no desenvolvimento do bunionette, como:
– Pé cavo e/ou supinação excessiva, que aumentará a carga na lateral do pé;
– Frouxidão ligamentar, aumentando a suscetibilidade de deformidades e desalinhamentos;
– Alterações anatômicas do quinto metatarso.
SINAIS E SINTOMAS
O atrito com os calçados pode causar inflamação dos tecidos na região, desgaste da articulação, rupturas de tendões e bursite. Tudo isso pode ser fonte de dor na borda lateral do dedo, e o seu aparecimento vai gerar dificuldade para encontrar calçados que não incomodem, além de:
– Saliência óssea na base do dedinho, na parte externa do pé;
– Vermelhidão, inchaço e dor intensa na região;
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Por ser uma patologia progressiva, o paciente precisa mudar alguns hábitos e iniciar o tratamento conservador o mais rápido possível, a fim de evitar um processo cirúrgico para correção. Basicamente, os tratamentos mais utilizados são:
– Uso de calçados confortáveis, que sejam mais espaçosos;
– Uso de protetores e separadores de dedos;

Protetores e separadores de dedos podem ajudar no tratamento do bunionette
– Tratamento fisioterapêutico especializado para alívio dos sintomas e a fim de evitar a progressão;
– Se a deformidade for muito severa, pode ser necessário limitar o tempo que caminha ou fica em pé;
– Uso de palmilhas Pés Sem Dor.
PALMILHAS PÉS SEM DOR® PARA BUNIONETTE
A palmilha Pés Sem Dor tem o poder de corrigir a supinação, retirando a força excessiva sobre a lateral do pé, e dessa forma impedindo a evolução do bunionette, além de melhorar a estética e função do pé.

Palmilhas sob medida
CIRURGIA
Nos casos mais graves pode ser necessária uma cirurgia para correção dessa saliência, em que o médico fará a escolha do tipo de procedimento. Os mais comuns são:
A remoção dessa proeminência óssea;
Reposicionamento do quinto metatarso.
Todas as cirurgias têm riscos de complicações como infecção, problemas de cicatrização, lesão de nervos, trombose e embolismo pulmonar. Além disso, os procedimentos de correção do bunionette podem incluir:
– O retorno do bunionette;
– Não melhora ou até a piora dos sintomas;
– Lesão vascular (perda da irrigação do dedinho).
>
DICAS E CURIOSIDADES
Dicas para aliviar as dores do bunionette:
– Cobrir o local da dor com gelo (enrolar em uma toalha para que não fique diretamente sobre a pele), mas nunca ultrapassar 20 minutos de aplicação;
– Escolher sapatos confortáveis no dia a dia, com maior espaço para os pés;
– Evitar o uso contínuo de saltos altos ou sapatos com bico fino;
– Tomar medicamentos para alívio dos sintomas, mas apenas se prescritos por seu médico.